Você conhece o sistema ISO 9001/2015?

 Provavelmente você já deve ter ouvido falar do selo ISO 9001-2015, mas você sabe qual a relevância de ser uma empresa certificada? O que o selo representa? E por que nos últimos anos diversas empresas tem se esforçado para obter e preservar o selo?

          Para lhe ajudar a compreender um pouco mais sobre estas questões trazemos em nossa primeira publicação um panorama geral sobre a norma ISO 9001-2015.

 

Mas o que é a ISO 9001-2015?

          A ABNT NBR ISO 9001 versão atualizada 2015 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização. Seu objetivo é trazer confiança de que o seu fornecedor, uma empresa certificada, poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, produtos e serviços de acordo com o que você especificou.

          A ISO 9001 não especifica os requisitos para produtos e serviços que você estará comprando. Isto cabe apenas a você definir, tornando claras as suas próprias necessidades e expectativas para o produto. Porém, serve para melhorar a gestão de uma empresa e aumentar a satisfação dos seus clientes.

 

E quando surgiu a norma?

          A norma de qualidade foi criada pela Organização ISO, cuja sigla significa International Organization for Standardization, traduzida para o português como Organização Internacional de Normalização.

          Sediada em Genebra, Suíça, a ISO foi fundada em 1947, há 74 anos. Foi projetada na intenção de se criar normas que fossem padrões para organizações de todos os países. Ou seja, que elas pudessem ser utilizadas e reconhecidas em qualquer língua ou nação. Foi pensada para garantir a qualidade de produtos e serviços. Como também, facilitar a questão das exportações e reduzir os custos de fabricação.

          Atualmente a Organização possui membros em aproximadamente 170 países. No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

          Com o surgimento da Organização, em 1987 a norma ISO 9001 foi projetada, consequentemente criando-se também o selo de qualidade que é o símbolo da certificação da norma. A ISO 9001 é baseada na norma britânica BS5750 e embora esta fosse considerada relevante, a BS5750 apresentava algumas ineficiências como a questão da gestão dos processos e satisfação do cliente.

 

Mas a certificação é realmente importante?

          Hoje, muitos empresários ainda tem “um pé atrás” sobre a real importância do selo. Uma das preocupações mais frequentes é que o selo de qualidade não seja mais que um quadro pendurado no escritório ou um símbolo adquirido pela empresa.

          Para esclarecer esse tipo de dúvida, confira agora alguns dos benefícios reais de trabalhar com uma empresa certificada.

 

Por que escolher uma empresa certificada com a ISO 9001?

          Quando uma empresa tem a certificação ISO 9001, representa um atestado com reconhecimento nacional e internacional em relação a seu trabalho e entregas.

          Seguindo as normas, é possível afirmar sobre as boas práticas da empresa, relacionamento com clientes e fornecedores. Além disso, significa que a empresa está preocupada em ter sempre
uma melhora contínua, qualidade total do que é feito, condições para maior competitividade e otimização nos processos.

          Com a norma e certificação uma empresa irá produzir mais rápido, com uma rotina sistemática e com processos mais inteligentes, reduzindo assim os custos e aumentando sua produtividade.

          É importante lembrar que muitas empresas só compram com fornecedores que possuem a certificação. Por isso, é tão importante conquistar esse selo. Os clientes desejam mais que um produto ou serviço com bom preço, esperam também por qualidade naquilo que estão pagando.

          A ISO 9001 propõe requisitos que aperfeiçoam o sistema de gestão de qualidade aprimorando os processos de forma geral da organização. Portanto, ela incentiva uma melhora crescente e constante da empresa.

          Ter o selo 9001 é sinônimo de preocupação com as expectativas e interesses dos clientes. Pesquisas e entrevistas com o consumidor fazem parte das estratégias da norma para adaptação aos interesses do público, visando sempre a satisfação de seus clientes.

 

Princípios de Gestão de Qualidade

         A norma utiliza do Ciclo PDCA, um de seus mais importante, porém também conta com 8 princípios da qualidade. São vários requisitos, provenientes das experiências de várias organizações, que podem ser usados por qualquer empresa que deseja utilizar o sistema. Assim cada princípio deve ser analisado e estudado para que seja atingido o sucesso na implantação do modelo.

 

1º: Foco no Cliente

Os funcionários devem trabalhar para sempre atender o cliente de forma satisfatória e agradável, fazendo o possível para melhorar a experiência com a empresa e atender suas necessidades.

 

2º: Liderança

Esta deve ter solidez e estar por dentro dos avanços do mercado da empresa. Além disso, a organização deve oferecer as ferramentas necessárias para que os liderados executem os processos com eficácia.

 

3º: Abordagem de Processo

Deve haver sempre uma relação entre funcionários e as tarefas que são executadas na empresa, além da relação entre a entrada e saída desses processos e a oferta de recursos para que a atividade seja bem desempenhada.

 

4º: Abordagem Sistêmica para a Gestão

Os processos devem ser visualizados como um sistema, onde tudo que faz parte do sistema interaja. A partir disso, os processos poderão ser avaliados e organizados.

 

5º:Envolvimento das Pessoas

Conforme explica o conceito de Gestão da Qualidade, a equipe de trabalho é um dos principais recursos da empresa, logo, deve haver um envolvimento por completo de todos seus colaboradores.

 

6º: Melhoria Contínua

Nesse princípio, a equipe adquire o conhecimento de como os processos devem ser realizados para atingirem a qualidade. Sempre com melhorias de processos, equipamentos e treinamentos de trabalho.

 

7º: Abordagem Factual para Tomada de Decisões

Através dos indicadores, das auditorias e análises feitas através do Sistema de Gestão da Qualidade, os gestores poderão verificar as oportunidades e desafios da empresa, e assim tomar decisões que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos.

 

8º: Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores

Tanto funcionários, quanto fornecedores, estabelecem uma relação de parceria com a empresa. Com esse tratamento, prazos e preços contribuem para a qualidade dos produtos e serviços.

 

A certificação ISO 9001-2015 da Hombrus System

         Orgulhosamente a Hombrus teve sua certificação no ano de 2020, trazendo melhorias continuas a todos os envolvidos em seus processos, desde colaboradores até você, nosso cliente. Nossa empresa segue certificada e disposta a sempre melhorar para atende-lo bem e lhe proporcionar a melhor qualidade em nossos produtos e serviços.

 

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